quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Falta lazer gratuito para grande parte da população de Araranguá

A maioria das localidades de Araranguá não apresenta espaços para a prática de exercícios físicos, esportes e brincadeiras. Não há lugares ou opções de lazer gratuito para grande parte da comunidade. As praças públicas mais conhecidas são a Hercílio Luz, no Centro, e Cezário Cibien, na Cidade Alta.


Os locais, no entanto, necessitam de revitalização, manutenção dos brinquedos e colocação de mais bancos. Para a dona de casa Maria da Salete, que mora no bairro Lagoão, as oportunidades de lazer são restritas.
“Não existe lazer no bairro onde moro, nada, a não ser festas de igreja, alguma promoção, porque de outras formas não tem”, explica. A dona de casa Adriana Gomes vai para Criciúma para proporcionar diversão para as filhas.



Praça Hercílio Luz apresenta poucas opções à comunidade.
“Deveria haver mais lazer para as crianças e para a gente mesmo. Às vezes, eu trago as meninas para a Cidade Alta, mas o problema é que tem muito usuário de drogas ali, então eu levo para Criciúma. Acho que não sou só eu, porque muita gente vê que não há lazer e viaja para outras cidades”, salienta.
O aposentado E.N, que não quis se identificar, conta que traz os netos quando pode para a praça do Centro, mas considera que há falta de cuidados com o ambiente.

“Os locais, além de serem poucos, são de péssima qualidade. Não passam óleo nos brinquedos, os balanços estão tortos”, enfatiza.

Segurança, eis a questão
Além da raridade de espaços para as crianças, os mais velhos não tem um lugar adequado para fazer uma caminhada. Um assunto que preocupa mais moradores do que o lazer é a segurança. O aposentado Arino Borges só vai ao Centro para fazer compras, por exemplo, porque teme o furto do carro.

“Até tem lugar para se divertir, mas a gente não pode mais sair de casa. Ness verão eu fui duas vezes para a praia só. Se fico na cidade, os ladrões assaltam na casa da praia; se vou para lá, eles assaltam aqui”, conta.

À espera de uma grande obra
Uma importante obra é a construção de um centro cívico entre as proximidades do bairro Cidade Alta, Mato Alto, Lagoão e Divinéia. A verba de R$ 800 mil para a construção da praça e sistema viário foi solicitada ao Governo Federal. Se aprovada, a previsão é que o projeto saia ainda no mandato do atual prefeito, ou seja, em dois anos.Alguns detalhes ainda estão sendo acertados.

“Pretendemos fazer ali uma grande praça, transferir a sede da prefeitura e de órgãos públicos para o local; fazer um estádio, uma arena multiuso para eventos, um pequeno terminal para a demanda de transporte, ciclovia e prolongamentos da rua Capitão Pedro Fernandes e estradas que compõe essa área. Será uma forma de atender melhor a comunidade”, ressalta o secretário do planejamento, Leonardo Tiscoski.
Reportagem publicada no Portal Satc.

Alongamentos podem ajudar a solucionar problemas com a má postura

O trabalho do dia-a-dia, afazeres da casa e uso de computador constantemente podem causar problemas na coluna, como dores e até formação de corcunda nas costas. No entanto, há fatores que aumentam os transtornos causados pela má postura.

As pessoas que possuem sobrepeso, mau condicionamento da musculatura e flacidez muscular têm mais propensão a enfrentar problemas com dores lombares e curvaturas na coluna.


Imagem do blogdomoquenco.blogspot.com

Dicas para evitar problemas com a coluna no dia-a-dia
Para combater os efeitos de uma postura errada, o ortopedista Marcelo Emílio Beirão, recomenda a realização de alongamentos dos braços e pernas e mudança de posição ao realizar tanto o serviço de casa quanto o trabalho em escritórios.

“É necessário trabalhar a musculatura para diminuir as tensões não só em trabalhos braçais, como também, em atividades burocráticas. A tela do computador deve estar na altura dos olhos e os braços apoiados na mesa. As donas de casa se estiverem no tanque, precisam colocar um apoio no pé e trocar de posição. A altura do local em que estão deve estar em sintonia com a altura do braço”, salienta.

Saúde X Computador
Os adolescentes que passam horas na frente do computador ou do videogame precisam readequar a postura para evitar danos maiores às vértebras.

“Nessa fase da vida é importante controlar o uso, porque os jovens estão crescendo e a prática vai trazer complicações. A gurizada acaba reproduzindo a postura de quando faz uso do computador na hora de caminhar”, explica.

De acordo com o ortopedista, as pessoas necessitam alcançar um equilíbrio por meio da reeducação da postura.
Esta matéria foi publicada no Portal Satc.

Cupim- Um grande (pequeno) problema!

O cupim é um inseto devorador de madeira e surge geralmente no verão. Para não ter problema, o ideal é tomar providências para que se evite o estrago em um móvel ou no forro da casa, por exemplo. Segundo o autônomo que realiza lavação, pintura e dedetização, Moacir José Martinazzi, antes da compra de qualquer bem, a pessoa precisa verificar com a loja se a madeira do produto é tratada ou não.

“Antes de comprar uma casa você tem que ver se a madeira é tratada, porque se não for, em pouco tempo, o cupim já começa a aparecer. Em uma cama, a tinta não deixa o veneno penetrar, mas dá para tratar só que o processo é mais demorado”, explica.


Moradores devem sair de casa após a dedetização
Moacir ressalta que uma vez dedetizado um cômodo da casa ou a residência toda é preciso que os moradores saiam do local por 48 horas. “O veneno larga cheiro e para quem tem alergia pode causar algum problema e até intoxicação”, lembra.
A dedetização deve ser feita de forma correta e sem riscos. “É preciso contratar uma empresa especializada ou alguém que trabalhe no ramo. Se o veneno é passado hoje, daqui a uns quatro ou cinco meses é preciso dar uma olhada no estado do objeto ou área dedetizada e repetir a mesma dose”, afirma.



Cupins não são todos iguais

Há três tipos de cupim mais comumente encontrados na região: o cupim da praia, a broca da madeira e o cupim escuro. “O primeiro dá mais na praia, o segundo parece uma broca e você olha para o forro e acha que a madeira está boa, mas se você toca, o dedo afunda. O outro é um inseto escuro que faz ninhos grandes como a das abelhas”, conta o dedetizador.







Esta reportagem foi publicada originalmente no Portal Satc.





sábado, 5 de novembro de 2011

ONG Casa do Guido realiza almoço e prol da instituição, colabore!

Divulgação
A Casa do Guido e os estudantes da 8a fase de Jornalismo da Faculdade Satc organizam neste domingo, dia 6, um almoço às 12 horas no Centro de Eventos Germano Rigo, em Criciúma. O dinheiro arrecadado com o evento será revertido em ações para a ONG que dá apoio a pacientes e a famílias de pessoas em tratamento contra o câncer. Mais informações você confere na reportagem do Portal Satc.


A entidade realiza um trabalho sério com as crianças e familiares e a vice-presidente Rosane e mais representantes da Casa do Guido já estiveram falando a respeito da origem e todas as atividades no programa Eldorado Total da Rádio Eldorado de Criciúma.