Araranguá

A Eterna Cidade das Avenidas

 - texto retirado do Portal Satc -

I.Nossa Senhora Mãe dos Homens  
Margens do rio Araranguá

Quadrante Solar- Monumento à história do município

Praça Hercílio Luz- Centro da Cidade

Achados arqueológicos do Museu de Araranguá  
Bonecas de palha da artesã Dona Máxima







Fotos: Vanessa Irizaga


Um dos primeiros nomes do município foi Ariringuá (ariri=boto, guá=água) que significa, em tupi- guarani, "rio dos botos", devido à incidência dos animais na região. A localidade formava o caminho por onde tropeiros passavam, percurso que tinha início em Viamão (RS) e terminava em Laguna.

A população açoriana colonizou o litoral de Santa Catarina e algumas cidades gaúchas, e os costumes da etnia transformaram-se em parte da cultura local. Em Araranguá, a pesca, o cultivo de arroz, o artesanato e a fé, representada pela fundação das "freguesias", comunidades das paróquias, são traços das tradições herdadas.

A Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, criada em 4 de maio de 1848, realizou em 2010 a 162ª Festa em homenagem à padroeira da cidade. A edição de 2009 teve a participação de 30 mil pessoas.

A secretária paroquial, Faustiane Corrêa Jaques, explica que a religiosidade é um fator presente na vida da população. "A nossa paróquia é uma das mais antigas da região, vem gente de outros municípios só para assistir à missa. Tem dias que é tanta gente, que muitas pessoas ficam nos corredores da igreja ou até do lado de fora", afirma.

Em 1880, Araranguá adquiriu autonomia político-administrativa, fato que impulsionou mudanças que possibilitaram oportunidades para o município.

Araranguá, polo da Educação e Incentivo
Uma das áreas mais incentivadas foi a educação, com a instalação do IF/SC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), proporcionando cursos técnicos de engenharia e costura, além da faculdade de Física; de programas federais como o Projovem, que possibilita pessoas concluírem o ensino médio, e a vinda da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), oferecendo o curso de Tecnologia da Informação.

Com a palavra, os moradores
A cozinheira Rosane da Silva Marques, moradora do bairro Operária, considera Araranguá um lugar tranquilo de se viver e promissor. "Sou natural de Meleiro, mas aqui eu tinha mais chance de conseguir um emprego", ressalta.

A zeladora Grazi Maria das Graças Rodrigues, residente do Lagoão, foi trazida para a cidade quando ainda era criança. "Minha Terra é aqui. Tem coisas para melhorar como a infraestrutura dos bairros, o calçamento das ruas, mas o bom é que se pode levar a filha na praçinha, sair para dar um passeio na rua", destaca.

A taxista Patrícia Campos, natural da cidade, reclama das condições das estradas. "As condições das estradas estão péssimas e é preciso acabar com o tráfico", afirma.

No entanto, o comerciante Sérgio Muniz do Amaral diz ter saído de Canoas (RS) e vindo morar na cidade por considerá-la segura. "Eu tinha uma casa no Arroio do Silva e resolvi vir para cá, por ser uma cidade pequena, mais calma". A economia também é um dos fatores que chamou sua atenção. "Um dos setores que mais cresceu foi a construção civil e houve mais opções de moradias", ressalta.

Programação para todas as idades
A programação da festa que ocorreu este ano, na praça Hercílio Luz, recebeu a atual exposição da praça, Araranguá em Versos. Cada verso do hino de Araranguá estará representado em imagens da mostra.

Houve campeonato de futebol amador no salão da Ucca (União dos Centros Comunitários de Araranguá), competição entre times formados por funcionários de empresas da cidade.
O encerramento da festa contou com a presença de autoridades políticas, e ocorreram shows com a banda Scorpions e a dupla Helipe e Helon, às 20 horas.

Planos para o Futuro
Os planos da administração para este ano, segundo a assessoria de imprensa, compreendem obras de saneamento básico, que devem beneficiar, inicialmente, 40% da população dos bairros; a construção do Residencial Flores, onde 140 pessoas devem morar, depois de feitas a urbanização do bairro Aeroporto e modificações na avenida XV de Novembro; a chegada de empresas para se fixar no Parque Industrial da cidade, e a conclusão da fixação da Barra do rio Araranguá.