quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dedicação e persistência para alcançar o sonho da estabilidade


Jair dedicou-se e conseguiu atingir seu objetivo.
Foto: Vanessa Irizaga


 

Novos concursos aguçam a vontade de muitas pessoas em conseguir um emprego, estabilidade ou mudar de trabalho. Para passar nas provas, além do preparo, é necessário determinação.


Por Vanessa Irizaga

A estabilidade do emprego público atrai pessoas em busca dos benefícios como carteira assinada, plano de saúde, férias garantidas, entre outros aspectos que variam entre instituições ou órgãos. Dois fatores podem ser decisivos para o candidato conseguir ir bem nas provas: a preparação e a persistência. O carteiro Jair Miranda, prestou um concurso público e passou.

“Resolvi fazer incentivado por um amigo. O fator que mais me chamou a atenção é que o teste exige meu nível de escolaridade. Além disso, oferece um salário digno para realizar meus projetos de vida”, explica.
Jair estudava seis dias por semana e de três a quatro horas por dia, em média. Começou a estudar há um ano para a prova. “Estou li muito, e não procurei fazer nenhum cursinho, pois não encontrei nenhum que suprisse as necessidades do concurso”, conta.

Dicas
O ideal é se dedicar de três a seis meses para se classificar em um concurso. A escolha de uma região com menos concorrência pode facilitar o bom resultado.

Segundo a diretora da QI Concursos Criciúma, Nilsa Santos da Rocha, as pessoas se saem melhor se estudarem trocando dúvidas com outras pessoas ou com o auxílio de um professor. “Você tira dúvidas e é bom, especialmente para as pessoas que já terminaram o ensino médio para relembrarem o conteúdo. No curso, os alunos refazem as provas anteriores”, explica.

Nilsa destaca, que a leitura de revistas e jornal é importante para o candidato estar atualizado sobre os assuntos do momento. E é importante não sobrecarregar no tempo destinado ao estudo.

“O concurso é sempre realizado nos domingos e não se deve estudar na véspera. As pessoas devem descansar no dia anterior. Na prova, fazer tudo o que sabe primeiro”, frisa.

Reportagem originalmente publicada no Portal Satc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário