sábado, 17 de setembro de 2011

Mais Humanidade aos Profissionais!

A despeito do que os críticos dizem sobre a saga Harry Potter, que a autora faz uma abordagem muito superficial sobre temas importantes como o preconceito social, racismo, e que não passa de uma ficção voltada para adolescentes- o que eu discordo - tenho que salientar uma das frases ditas por um personagem da qual gosto muito:
- " Se você quiser conhecer como um homem é de verdade, observe como ele trata seus inferiores e não os seus iguais".

Bem, o que falta a algumas pessoas e, especificamente a certos profissionais, é justamente isso, a humildade e mais, a humanidade. O status parece afetar mais e mais cidadãos, principamente aqueles que detêm algum poder, seja ele econômico, político ou social. O resultado é o tratamento nada sensível às demais pessoas, não menos importantes, mas nesse jogo de EGOS em que todos querem provar que são bons, que são os mais rápidos, os mais eficientes, os mais bonitos, os mais espertos, os poderosos, por vezes, conseguem fazer com que pensemos que realmente são superiores.

É aquela colega de escola que acha que está sempre certa, o vizinho que conta vantagem, a telefonista que subestima a inteligencia da população....só para citar alguns casos. Outro ponto, é que profissionais que estariam a serviço da comunidade criam um tipo de barreira, pedestal entre ele e o povo, ditando suas regras porque sabe que o povo depende dele, como um xerife em um faroeste. 

Quando os futuros profissionais estiverem fazendo seu juramento ético diante dos reitores e da comunidade acadêmica, que realmente tenham ciência do papel que exercerão ou que já executam e não usem o trabalho como forma de beneficiamento próprio, deixando para segundo plano suas responsabilidades com a população. E desejo sinceramente, MAIS HUMANIDADE AOS PROFISSIONAIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário