segunda-feira, 7 de março de 2011

Luta e correria para colocar escola na Avenida

A Escola Navegantes quase não desfilou esse ano por falta de recursos. A comunidade incentivou e ajudou para que o carnaval dos integrantes fosse possível no Balneário Arroio do Silva.


Fotos: Vanessa Irizaga



Por Vanessa Irizaga


Correria até o último instante. A Escola de samba Navegantes levou alegria à multidão que assiste o desfile dos 400 integrantes todos os anos.

A preparação para o grande dia começa dois meses antes e a comunidade da Zona Nova Sul, no Arroio do Silva, entra no clima de carnaval. Segundo a matriarca da família Passos, e uma das coordenadoras da Navegantes, Santina Silveira Passos, a manhã dos integrantes inicia no horário normal, mas as horas que antecedem o desfile são de correria para deixar tudo em ordem.

“É um dia normal, e aqui em casa, às 7h20min já estão todos acordados. É muito trabalho, mas no final dá tudo certo. Eu fico na coordenação, não desfilo, mas gosto de ver a escola passar’, conta.

A tradicional escola surgiu do desejo da existência uma escola de samba no município e foi fundada por Inácia Maria, Maria Célia dos Santos, Maria Onésia, Raul, José Antônio, Pedro Ivo e Santina Passos.

Recursos para desfilar
No entanto, a Escola que nasceu com o Carnarroio há 15 anos, enfrenta o problema para conseguir reunir recursos para a realização do carnaval. O presidente, Pedro Ivo Passos, tenta angariar fundos com a realização de bingos e parcerias para levantar o dinheiro necessário para custear o desfile.

A prefeitura ajuda com parte da verba e os comerciantes também, mas não quita o valor. “Para realizarmos um carnaval decente – custear as roupas, blocos - precisamos de R$17 mil”, expõe.

Segundo a matriarca da família Passos e uma das coordenadoras da Navegantes, Santina Silveira Passos, a população ficou decepcionada com a notícia da possibilidade da escola não participar do o desfile.
“Não é fácil custear, é muito caro! Não tem como deixar a Escola não passar na Avenida. É muito emocionante ver o pessoal desfilando!”, ressalta.

Construção da sede é um dos planos a serem alcançados
A Navegantes não possui sede nem galpão para ensaios ou armazenamento de fantasias. Um dos desejos dos membros é a construção de um local apropriado.

“A gente está tentando fazer uma sede para reuniões e bingos durante o inverno e para que as coisas não saiam tão atropeladas. Esperamos que deputados, vereadores e a prefeitura possam ajudar. A esperança é a última que morre; pode ser que a gente chegue lá”, explica dona Santina.

A Escola de Samba Navegantes desfilou no domingo (6), no Arroio do Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário