A terceira idade é uma das etapas da vida que requer tranquilidade, mas ao mesmo tempo atenção com a saúde. É nesse estágio que os hábitos cultivados durante a vida vão demonstrar os resultados.
Doenças como o diabetes, hipertensão, cânceres de colo do útero e próstata, obesidade e a osteoporose, por exemplo, são provocadas, muitas vezes, pela falta da prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada e acompanhamento médico.
Para que a terceira idade ocorra de forma agradável é necessário seguir medidas básicas. O clínico geral Henrique Osório afirma que maioria das pessoas só se preocupa com a saúde quando envelhece. “Desde cedo, as pessoas têm de habituar a hábitos saudáveis, acostumar-se a manter exercícios, dieta equilibrada, não deixando para resolver problemas na terceira idade”.
O médico alerta para as consequências das quedas, porque o corpo, principalmente o das mulheres, diminui a fabricação de hormônios, enzimas e as células já não são produzidas como na fase adulta. Por isso, quando um idoso cai, geralmente ocorre fratura, já que os ossos não apresentam a rigidez da juventude.
É necessário que a população faça exames médicos periódicos para que se possa detectar problemas ou tratar de doenças já diagnosticadas.
Prática de exercícios
Um caminhada executada durante 30 minutos por três dias da semana, segundo o médico, é um exercício que pode ser feito sem custo nenhum.
O problema é que na cidade não há um lugar apropriado para a realização, já que mesmo em avenidas como a XV de Novembro, que não tem fluxo intenso de carros durante o dia, não poderia ser realizadas caminhadas, já que há trechos sem calçada.
Aliada à atividade física, a alimentação rica em proteínas encontrada na carne, no espinafre, na soja; em vegetais, como a couve, o brócolis, o tomate (rico em licopeno, nutriente que beneficia o trabalho das células do sangue); em grãos, como o arroz, o milho, o feijão, e principalmente no combate à osteoporose, o consumo de leite e derivados, como margarina, manteiga, queijo, iogurte, etc.
Carboidratos (pães, massas, bolos, etc) também precisam ser consumidos, mas com moderação.Essencial também é a ingestão de água, pelo menos dois litros por dia, para hidratar o corpo.
Apoio da família
A participação da família é fator fundamental, porque a velhice é uma fase de modificações tanto corporal quanto em relação a as visões referentes ao mundo.
No Centro Integrado de Atividades Recreativas da Terceira Idade (Ciarti), são realizadas oficinas de dança, ginástica, yoga, entre outras.
A aposentada Alianázia Souza Teixeira começou a frequentar o centro devido à indicação de amigas. “Achei interessante e me escrevi. A gente dança, brinca, para os idosos é uma maravilha”, afirma. “Para mim, foi muito bom porque não saía – só ficava em casa cuidando dos filhos”, explica a também aposentada Maria Gonçalves da Costa.
A aposentada Eva Leandro Barros afirma que os parentes lhe apóiam, mas a comunidade não tem respeito pelos membros da terceira idade. Na opinião da senhora, “Não adianta ensinar ao jovem, porque não escuta. Acha que velho não sabe de nada”, alega. Segundo o clínico geral, a maneira como se interpreta a fase da terceira idade faz toda a diferença. “Para algumas pessoas pode significar algo ruim, por não estarem trabalhando; para outras, uma nova etapa”. Reportagem publicada no PortalSatc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário