sábado, 6 de novembro de 2010

Jovens da região participam do primeiro dia de prova do Enem

 

Fotos: Vanessa Irizaga




Estudantes sentiram dificuldade nos questionamentos em relação às matérias de Química e Física, mas estão otimistas em relação ao resultado final: a garantia de uma bolsa de estudos.


Por Vanessa Irizaga

Jovens que ainda estão cursando o Ensino Médio ou que já terminaram os estudos estão prestando Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde às 13horas desta tarde de sábado, dia 6 de novembro, em todo o Brasil. Em Araranguá, estudantes da região e até de outros estados estão fazendo a prova no Colégio Estadual Castro Alves e na Universidade do Sul Catarinense (Unisul).

Os portões foram fechados rigorosamente às 12h55, e havia um painel com papeis anexados que indicavam os nomes dos alunos e o número da sala em que fariam o Exame. Pais, amigos e colegas aguardavam do lado de fora o término do teste. Por volta das 15 horas é que os alunos que já acabaram a prova foram saindo das salas.

Teste de conhecimento e possível garantia de entrada na universidade
A prova de hoje trazia questionamentos a respeito de Ciências da Natureza e Tecnologias e Humanas. A estudante do Ensino Médio Aline Fernandes Borges participou pela primeira vez do Enem e sentiu dificuldade em Química.

Segundo Aline, a prova trouxe indagações sobre Geografia, Biologia, História (presidentes de épocas anteriores) e meios de comunicação. “Para amanhã, eu estou mais confiante, porque eu me saio melhor em Matemática”, explica. A jovem, natural do Arroio do Silva, quer fazer faculdade de Enfermagem, se obtiver uma média boa para se inscrever no Prouni (Programa Universidade para Todos).

A estudante Andreza Macarini vai deixar para concorrer por uma bolsa de estudos no ano que vem, fazendo o Enem hoje apenas para se autoavaliar. “Fiz para testar meu conhecimento. Achei legal; todo mundo falava que era difícil, mas achei tranqüilo”, ressalta. Andreza mora em Turvo e como estava de passagem por Araranguá, fez a prova no local.

Outro estreante na prova é o auxiliar de dentista Alessandro dos Santos, que sempre estudou em escola pública e mora no Paraná. O rapaz está na cidade porque os parentes têm uma casa em uma praia no Arroio e aproveitou e fez o exame. “Achei fácil, estudei antes das inscrições começarem; me preparei”, conta. O rapaz quer fazer Medicina, se tirar uma boa nota.

A estudante Alessandra Gregório está estudando desde março para o grande dia. “Achei difícil. Algumas questões em Física até foram estudas na escola, mas as palavras usadas, a forma era diferente. E a prova exigia muita interpretação”, ressalta.

A garota conta que vai se preparar um pouco mais para a redação, principal preocupação dos jovens ouvidos nesta reportagem. A prova deste sábado acaba às 17h30min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário