quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Enem: estudantes farão prova neste fim de semana

 

Foto: G1

Alunos do município de Criciúma vão fazer o exame no sábado e domingo para tentar obter uma boa pontuação e ter chances de conseguir entrar na faculdade por meio de bolsa de estudos.


Por Vanessa Irizaga

Aproximadamente 2600 estudantes da rede pública e privada de ensino de Criciúma farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana, dias 6 e 7 de novembro. Os criciumenses, assim como brasileiros, estão em busca de uma vaga em universidades de todo o Brasil.

No município, os locais da prova são o Cedup (Centro de Educação Profissional Abílio Paulo), a Escola de Educação Básica Joaquim Ramos, Escola de Ensino Médio Sebastião Toledo dos Santos, o Colegião, e no Colégio Estadual Heriberto Hülse.

O número de alunos em Criciúma que pretende fazer a prova aumentou, devido à divulgação das coordenações de escolas e da campanha do Ministério da Educação na mídia. Há 900 alunos de escolas públicas inscritos.

Para o supervisor do Ensino Superior da 21ª  Gerência Regional da Educação, Ciência e Tecnologia de Criciúma (Geect), Valdecir Mariana, o Enem é um dos instrumentos que vai nortear a educação no país. “Para o estudante que quer se inscrever na Bahia ou no Pará e, depois quer vir para o sul, o Enem possibilita isso devido à universalização do ensino”, destaca.

A grande questão da edição do Enem deste ano é que a prova vem reformulada, mas para o professor Valdecir o aluno que estudou não deve temer as mudanças. “O aluno que se preparou e vai fazer a prova vai conseguir a vaga na universidade”, explica.

O primeiro dia de prova, no sábado, vai testar os conhecimentos dos jovens em Ciências Humanas e Tecnologias e em Ciências da Natureza e Tecnologias. A avaliação inicia às 13 horas e termina às 17h30min.

No segundo dia, os estudantes vão responder questões ligadas à Linguagens, Códigos e Tecnologias e Matemática e Tecnologias, e elaborar a redação. No dia 7, a prova começa às 13 horas e vai até às 18h30min. Os portões vão ser abertos às 12 horas e devem ser fechados às 12h55min.

Prouni
Uma pontuação boa no Enem pode garantir uma bolsa integral ou parcial em universidades. O aluno que teve um desempenho considerável pode se inscrever no Prouni (Programa Universidade para Todos) quando sair o resultado do Exame Nacional e verificar as chances nos cursos que as universidades.

Segundo Mariana, os estudantes da região preferem cursos nas áreas de administração e engenharias.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário