sábado, 30 de outubro de 2010

Série alia passado e futuro em trama vivida por herói adolescente


Livro Percy Jackson e os Olimpianos mistura adolescência e mitologia nas histórias dos quatro livros, atraindo não só crianças, mas adultos fascinados com os mitos.

 

Por Vanessa Irizaga 

 

E se você acordasse de manhã para trabalhar ou ir à escola e descobrisse que ganhou superpoderes? Qual seria a primeira que coisa que você faria?

"Eu salvaria as pessoas que estivessem me perigo", afirma a estudante de curso técnico Ana Paula Menegon. A colega, Gabriele Bis Meller, é empenhada na questão ecológica. "Salvaria o planeta, o meio ambiente", explica.

Já o aluno Rafael Schulter seria um herói altruísta, faria o bem à humanidade. "Acabaria com a desigualdade social", conta. Pelo menos na ficção os desejos dos jovens podem acontecer, como ocorre na série Percy Jackson e os Olimpianos.

A trama conta as aventuras vividas pelo adolescente do título, que além dos problemas pessoais, envolve-se em um universo mágico, onde lendas da Grécia Antiga ganham vida diante dos olhos do leitor e, com o lançamento do primeiro filme da saga, perante a visão do telespectador.

Mitologia e amadurecimento em uma só história
A obra do escritor narra a vida de Percy, um garoto problemático e que já foi expulso das escolas várias vezes. Um dia descobre ser filho de Poseidon, o deus grego dos mares, e recebe a missão de executar tarefas dignas de "um trabalho de Hércules". Com a ajuda dos dois melhores amigos, sai em sua jornada para recuperar o raio-mestre de outra divindade, Zeus, instrumento em poder de um mal-feitor.

A história cativa crianças pela fantasia que apresenta e pela identificação com o personagem central, um menino de 12 anos, que estuda, tem problemas com a mãe, não tem convívio com o pai biológico, tem amigos, além da figura do herói.

Os adultos têm interesse no livro devido à retomada de histórias da Antiguidade grega, época durante a qual foram sendo desenvolvidas a literatura, o teatro, as demais artes e a tradição de se contar histórias de geração para geração, tramas sobre monstros como a medusa, a mulher dos cabelos de serpentes, ou o Olimpo, lugar onde os deuses moravam e de onde decidiam o destino dos humanos.

A vendedora da seção de livros da Fátima Esportes de Araranguá, Bianca da Silva, afirma que os cinco livros (o Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano) estão entre os mais vendidos da loja.

"Tanto criança quanto adulto compram os livros. Vende tão bem quanto Harry Potter vendia. A única diferença é que fala mais sobre mitologia grega. Quem já assistiu ao filme procura a sequencia do livro. Muita gente que leu o livro acabou vendo o filme", explica Bianca.

Versão cinematográfica
A versão cinematográfica do primeiro filme não agradou alguns fãs pela mudança do ritmo e de elementos na narrativa. Tal fato não é inesperado, porque em outras séries de livros famosos também ocorreu o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário