domingo, 28 de novembro de 2010

Lady Gaga de Florianópolis faz sucesso em Santa Catarina

Fotos: Álbum Picassa




 Estudante realiza apresentações em eventos com vestimenta e coreografias semelhantes à da cantora e concilia a jornada com trabalho e ainda faculdade de Design de Moda.

 

   Por Vanessa Irizaga 

 

A universitária Fernanda Almeida frequenta curso de moda, trabalha em uma empresa, tem uma vida aparentemente normal como a de muitas jovens se não fosse pela atividade que realiza: a garota faz performances como Lady Gaga.

A estudante de 20 anos dança e apresenta os figurinos semelhantes à da norte-americana em casas noturnas, festas de debutantes e infantis em cidades como Blumenau. Mais do que um hobby, a atividade é encarada como um trabalho pela profissional, que ganha cachê por eventos.

Fernanda desconhecia a cantora, mas um amigo disse que a jovem era muito parecida com aquela moça e então a estudante resolveu descobrir quem era a artista. “Lady Gaga é o ícone pop que melhor traduz a contemporaneidade, época de novas maneiras de se interpretar elementos comuns ao nosso dia-a-dia. Você pode se reinventar a todo o momento, nas diferentes situações de sua vida”, declara.

Lady Gaga de Floripa no palco
A catarinense conta que quando começou a se apresentar muitas pessoas não consideraram uma boa ideia; a família, no entanto, sempre a apoiou. A jovem confecciona o próprio figurino, mas tem ajuda também de uma costureira que, segundo a universitária, consegue materializar “suas loucuras”.

“Tem um pouco de mim nos figurinos e também na performance por completo, tanto que não utilizo muito o termo cover para nomear meu trabalho, pois a expressão sugere uma representação mais fiel ao artista original. O termo performer me permite ser um pouco Fernanda”, explica.

Tanto Gaga quanto a moça tem adoração à moda, e a futura designer destaca que o envolvimento com o mundo da cantora faz com que consiga compreender melhor marketing e elementos da tendência.

E a estudante incorpora de tal maneira a loira dos sucessos de Poker Face e Bad Romance que já passou por momentos bem intensos. “Numa das minhas primeiras apresentações, uma pessoa mordeu a minha perna e gritou “Eu te amo!”. Ela projetou toda a admiração que tem pela Gaga para mim como se eu fosse a própria artista encarnada e eu realmente me senti Lady Gaga”, relembra.

As polêmicas da Lady
A verdadeira Gaga é aclamada por legião de fãs, mas também é apontada como a cópia de Madona devido a semelhanças entre as duas e de misturar temas como fé e sexualidade, realizar coreografias ousadas e fazer declarações polêmicas.

A universitária lembra que a cantora realmente faz referência à outra artista, mas como fonte de inspiração. Em relação à erotização, destaca que falar da questão da sexualidade é importante para a prevenção de doenças como ao Aids (Síndrome da Imunodeficiência  Adquirida) e, para Fernanda, a abordagem nos clipes reforça a ideia de alusão a temas que ainda precisam ser discutidos, como a homossexualidade, por exemplo.

“No clipe Alejandro, homens em expressões corporais até violentas evidenciam o sofrimento das pessoas na busca de sua sexualidade e que, quando diferentes dos padrões, sofrem transtornos e conflitos de sentimentos. Em momento algum, há um questionamento sobre a fé. O que ela quis trazer à tona é a Inquisição que, assim como o Nazismo, representados pelos homens de farda, matou milhares de pessoas”, ressalta.

Quando perguntei à moça qual a influência positiva que a artista passava aos fãs e a mensagem que a Gaga de Florianópolis poderia deixar para os adoradores da cantora do mundo todo, a jovem apenas respondeu: “Libertem-se dos preconceitos impostos pela sociedade, mostrem ao mundo quem vocês são, soltem os monstrinhos de dentro de vocês”, incentiva.

Se você quiser conhecer mais sobre esta catarinense, pode acessar o blog http://www.ladygagaperformer.com ou seguir o perfil @ladygagafloripa.

Esta reportagem foi originalmente publicada no Portal Satc.

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Va, Va muito legal sua iniciativa de criar o blog valorizando sua cidade. Você é uma menina muito inteligente e capaz. Vais longe passarinho hihihiihi

    Beijo, gosto de vc tá aquariana? :****muah!

    ResponderExcluir