segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Estágio proporciona experiência e profissionalismo para estudantes

O estágio é uma oportunidade para os estudantes agregarem conhecimentos sobre a carreira que pretende seguir, e um diferencial do empregado no mercado de trabalho. 

 

Por Vanessa Irizaga


Segundo dados do Centro de Integração Empresa Escola de Santa Catarina (Ciee), 63% de 992 estagiários que participaram de uma enquete acreditam ser a experiência o fator mais relevante em um trabalho.

Aline Garcia trabalha na Associação Empresarial do Vale do Araranguá (Aciva) há dois anos como efetiva, mas começou como estagiária. A jovem estava cursando Administração e trabalhando no primeiro estágio. A coordenadora de Aline foi quem a estimulou a mandar o currículo para a empresa. Mesmo com o emprego garantido, a profissional tem planos empreendedores para o futuro.

"Meu marido, eu e um sócio estamos querendo abrir uma construtora. Vamos tentar desenvolver essas atividades fora do horário de nossos trabalhos", destaca.

Empresas buscam trabalhadores para áreas administrativas
A Lei 11.788/08 determina que as empresas precisam ter uma cota de estagiários no número total do quadro de funcionários. As empresas que desejam receber estagiários do sistema do Ciee precisam se cadastrar, mas nem todas tem interesse.

Os estudantes que pensam em se cadastrar no Ciee devem ter frequência escolar regular, estarem matriculados e frequentando escolas de Ensino Médio, Técnico ou Superior. A idade mínima para participar é 16 anos.

Segundo a coordenadora do Ciee de Araranguá, Tatiane Lourenço de Souza dos Santos, as empresas procuram com mais freqüência profissionais para os setores de administração e contabilidade, e pessoas que ainda estejam cursando o ensino médio.


"O aluno que ainda está no colégio tem uma área de atuação mais ampla, enquanto os que possuem curso técnico ou superior têm que trabalhar numa área mais específica", explica.

No entanto, há casos em que o estagiário descobre no trabalho que não quer seguir a carreira na qual se especializou. Também ocorre o inverso, quando os estudantes estão indecisos, acabam fazendo um estágio, gostando e optam por começar uma faculdade ou curso técnico.

"O objetivo do estágio é mostrar para a empresa que o aluno tem capacidade para ser efetivado", declara a coordenadora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário