domingo, 24 de outubro de 2010

Música influencia jeito de se vestir de jovens catarinenses






Se você não gosta do Estilo Colorido, pare de ler AQUI mesmo. Se  adora esse jeitão de se vestir, é para você mesmo essa reportagem. Boa leitura! Crianças, adolescentes e alguns adultos copiam o estilo apresentado por bandas e cantores e o resultado são looks diferentes e coloridos.

 

Por Vanessa Irizaga


Desde muito cedo os jovens imitam as outras pessoas. Na infância, as crianças vestem-se com as roupas dos pais e, na pré-adolescência, meninos e meninas enturmam-se com outros pelos gostos em comum, tais como esportes, livros, cinema ou música.

Um tipo de música denominado happy rock tem feito a alegria de fãs em todo o país. A maneira de se vestir de músicos pertencentes ao gênero influenciam a moda de jovens e crianças. As bandas que ditam a moda colorida são Restart, Cine, Hori, Evo 84 e McFly. O visual de bandas emos como Fresno e NXZero também é copiado pelos catarinenses.

A estudante Camila Ignácio afirma adorar a Restart e as roupas. "Gosto muito da música deles, e me visto assim para todo mundo olhar", ressalta a garota. Já a prima de Camila, Bruna Ignácio, tem um visual parecido com cantores das bandas. "Uso porque é moda e é legal", diz a menina.

As alunas Caroline Oliveira e Gabriela Carvalho são verdadeiras fãs da moda. Carol, como gosta de ser chamada pela turma, tem três calças coloridas. "Eu gosto muito. Tu tens que ter um estilo", destaca Caroline, que curte também a cantora Avril Lavigne. "Gosto do estilo do Restart. A gente - Gabriela e as amigas - sonha com eles", conta a adolescente.

Calças, tênis, óculos, pulseiras e muita cor
A palavra-chave da composição do look é a mistura de cores. O vendedor Luis Ricardo da Silva afirma que há uma boa procura pelas calças.

"Nós trouxemos poucas para ver como vendia. Tinhámos nas cores vermelha, rosa e verde e agora só temos a amarela, a azul e roxa. A peça é unissex, mas são as meninas entre 14 e 16 anos que mais compram". A calça pode custar entre R$ 60, 00 a 70,00.

O universitário Gildeão Antônio Prestes tem quatro calças coloridas e mandou fazer as peças, ao invés de adquirir a roupa em uma loja. "Eu queria fazer meu próprio estilo. Eu vi a banda Restart no youtube e gostei das calças que usavam", conta. O acadêmico não segue modismos e diz que se veste para sentir-se bem.

O item indispensável dos coloridos é o tênis. Marcas como Nike e Adidas tem criado calçados coloridos, fazendo a festa dos apreciadores da moda. "É o que mais vendem. A gente vende 50 pares por mês", destaca a vendedora Franciele Scarpani.

Os tênis da marca All Star são usados há muito tempo pelos jovens, sendo um sucesso entre fãs de cantores, principalmente os de Rock'n Roll. “Sempre vendeu bem. A cor preta é a que mais sai”. A loja vende entre 70 e 80 pares mensalmente.

O estudante Luiz Eduardo Cardoso Santos ressalta que sempre gostou de happy rock, mas se interessou por influência de amigos. "Todo mundo falava das bandas e então comecei a gostar". Luiz conta que conseguiu chegar perto do vocalista Restart, o Pe Lanza, em um show realizado em Tubarão.

O óculos clássicos da marca Ray Ban Wayfarer foram a febre nos anos de 1950 e com a nova mania, voltam com força total. A funcionária Jureci Cruz da Conceição ressalta que na ótica em que trabalha o óculos é muito vendido, principalmente para garotas de 14 anos e crianças.

"No momento é o mais procurado. O que mais vende é o preto, tanto que não tenho mais nenhum", explica Jureci. O acessório é utilizado contra os raios de sol, mas há pessoas escolhendo a armação para mandar fazer os óculos de grau.

Para finalizar o look, há as pulseirinhas semelhantes a fios de telefone, em diversas cores. “Os brincos e os óculos coloridos também tem boa saída”, destaca a comerciante Sonaira de Oliveira. "O brinco da personagem Vanessa, da novela Escrito nas Estrelas, também está vendendo muito", lembra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário