domingo, 5 de dezembro de 2010

Intolerância a alimentos: como identificar sintomas

A população que enfrenta problemas com a ingestão de produtos que contém glúten e lactose pode trocar as substâncias por alternativas adequadas à saúde.

 

Foto: blog Atendimento gastronômico

Por Vanessa Irizaga

 

As pessoas que sofrem com sintomas como diarréia, alergias e dores abdominais podem ter intolerância a alimentos que tenham na composição glúten e derivados do leite. No entanto, só a realização de exames e biópsia avaliados por um gastroenterologista pode confirmar a doença ou não.

Alguns males podem fazer com que as pessoas apresentem estado parecido e, na verdade, não se tratar de uma intolerância alimentar. “Um indivíduo pode comer um alimento contaminado e ter sintomas semelhantes. O tratamento não é só a exclusão dos produtos; o procedimento é feito individualmente, porque cada paciente tem um peso e o estado de intolerância diferente”, explica o nutricionista Marco Antonio da Silva.

Para a população que tem problemas com glúten, pode-se fazer bolos e pães com farinhas diversificadas, como a de arroz, batata e mandioca. Há padarias na região que já comercializam alimentos sem a substância. O glúten está presente no trigo, na cevada, em bolachas, doces e cereais.

Já para as pessoas que não ingerem produtos derivados do leite, tais como iogurtes, requeijão, creme de leite e sorvetes, há marcas já a venda nos supermercados. As mercadorias, porém, tem preços mais caros, como bebidas derivada da soja, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário