sábado, 11 de dezembro de 2010

Leitura poder ser uma boa opção para jovens nestas férias

Fotos: Vanessa Irizaga





Livros com gravuras, dobraduras e histórias elaboradas podem estimular crianças e adolescentes a criar o hábito de ler mais. 

 

Por Vanessa Irizaga

 

A prática da leitura é incentivada por educadores de todo o país e pode ser uma das opções para que jovens de todas as idades aprendam e, ao mesmo tempo, se divirtam. E os benefícios da leitura vão desde a melhora na forma com que a criança se comunica com as pessoas até um bom desempenho no processo de aprendizagem.

Para os jovens começarem a ler, os pais precisam ter o hábito e cultivar o gosto pela leitura. Uma boa ideia é ter uma biblioteca dentro de casa e também, na hora da compra, levar a criança para ajudar a escolher uma obra para ler.

Para a orientadora e psicopedagoga Sônia Trichez, toda leitura é válida para a estimulação. “Livros com figuras, histórias interessantes, tudo é válido para tornar a leitura mais gostosa, porque é fundamental para o ato de escrever e falar. Infelizmente hoje, não existe muito a prática da leitura em casa”, explica Sônia.

Leitura de acordo com a idade
A professora de inglês Gisela Raupp conta que sempre foi estimulada a ler, e que nem ela e nem a filha Maria Rita conseguem ver um livro e não ler ou folhear. “Desde quando eu era pequena, minha mãe comprava um livrinho. Quem lê escreve e se expressa melhor”, ressalta.

Nas livrarias, há livros para os pequenos de três a cinco anos e que estimulam os sentidos, como tato e visão. Para crianças que já sabem ler, há livrinhos de R$ 1,00 e para os pré-adolescentes há a série Diário Otário por R$ 28,90, que trata sobre o cotidiano de uma típica adolescente. Já o Diário de um Banana, tem como tema central a busca de um menino pela aceitação no colégio.

“O livro tem que ser atrativo, interessante e em sintonia com a idade da criança”, ressalta Sônia. Segundo a orientadora, o uso dos livros nas escolas precisa receber mudanças, tais como a realização de seminários, estimular a criação de livros sobre a cidade pelos alunos.

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